O Shabat, dia do descanso para os judeus, é um período de 25 horas que se inicia antes do pôr do sol de sexta-feira e termina ao pôr do sol de sábado. A ideia é fazer uma pausa na vida cheia de compromissos do cotidiano e se concentrar na família, na comunidade e no crescimento espiritual. Em nossa vida de ritmo tão acelerado, essa pausa na agitação do trabalho ou da escola pode ser uma mudança muito positiva. O Shabat oferece a possibilidade de poder desfrutar semanalmente de uma reconexão com as pessoas e ideias que realmente importam na vida.

Em muitas famílias, a principal celebração de Shabat acontece na noite de sexta-feira, ao redor da mesa de jantar. Para muitas pessoas, esse é um momento de convivência e descontração, depois de uma semana agitada de trabalho e escola. Além do jantar da sexta-feira, algumas famílias vão à sinagoga no sábado de manhã e organizam outras refeições comemorativas; no sábado à tarde, muitas crianças participam de movimentos juvenis.

Ainda que a celebração de Shabat em casa gire em torno da comida, há também outras possibilidades, como leitura, jogos de mesa, conversas, caminhadas e sonecas. Pode ser muito relaxante ter um tempo reservado para essas atividades tranquilas que, em geral, não têm prioridade na correria do dia a dia.